terça-feira, junho 20, 2006

How about tellin' a story

"Well how’s about tellin’ a story
One that’s really about somebody
What they saw and what they did
How they died and how they lived
But by the time I found a name I moved onto another game
Called write a song about toes and spines, it's god damn
Now I can’t think of any story lines
But you know I’d love to try and sing about a person, place, or thing
Mount Sinnai and the Wolfman, Katmandu, and Honest Abe
Something happens up in Tucson and then it happens again in Maine
San Francisco, sweet thing, ladeedada da..na na!"



Tradução

Atendendo a pedidos resolvi publicar um texto que escrevi para a cadeira de Produção de Jornal. O princípio do trabalho era ler um livro e transformar a história em uma matéria. Particularmente eu acho que ficou muito ruim. preferi bem mais o perfil do Santiago, do livro O Velho e o Mar que eu tinha feito apra a cadeira de Redação no ano passado. Até cheguei a publicar no meu blog antigo.

Como o professor tinha dado uma lista de livros que a gente poderia usar eu peguei um de um autor que eu já conehcia, inclusive tinha lido algumas obras dele durante as férias de verão. O nome desse escritor francês é Georges Simenon, e eu recomendo.

Assim como Agatha Christie tinha Hercule Poirot e Miss Mapple, Arthur Conan Doyle tinha Sherlock Holmes e Simenon tem um Comissário da Polícia de Paris chamado Jules Maigret. Então fiquem com o meu texto inspirado na história do livro A Velha Senhora.

*********

As jóias da discórdia são descobertas
Herança provoca dois assassinatos em pequena cidade no litoral

A solução para o crime que chocou o pequeno balneário de Étretat veio de Paris. O Comissário da Polícia parisiense, Jules Maigret foi o responsável por esclarecer o assassinato que até então parecia um equivoco que custou à vida da jovem empregada Rose Trochu. O caso foi desvendado as custas de mais uma vida, a do irmão de Rose, Henry Trochu.

Aquele 3 de setembro tinha tudo para ser apenas mais um dia qualquer de verão. Por volta das 22 horas, gritos e gemidos tomaram conta da casa da tradicional família Besson. Em pouco tempo o barulho cessaria e o cheiro de morte ficaria no ar. Tudo o que foi preciso para tirar a vida de Rose foi um copo com remédio e arsênico que a princípio seria destinado a sua patroa, Valentine Besson. Após dias coletando depoimentos, Maigret descobriu o que até então era inimaginável. A empregada havia sido assassinada pela própria patroa.

Ferdinand Besson trabalhava no ramo de cosméticos. Com o sucesso de seu creme Juva conseguiu construir uma fortuna que garantiu a sua mulher e três filhos uma vida repleta de luxos, mas a forma desregrada com a qual o empresário gastava seu dinheiro fez com que este fosse acabando. Após sua morte, seus dois filhos, Théo e Charles, a viúva Valentine e a enteada Arlete tiveram que aprender a viver apenas com o básico, um desafio para pessoas que estavam acostumadas com tantas regalias.

Com o tempo os filhos acabaram deixando a pequena casa que a família havia conservado em Étretat. O que muitos não sabiam era que a viúva mantinha as jóias raras que seu marido havia lhe dado ainda quando os negócios eram prósperos. O Comissário Maigret começou a desconfiar da velha senhora em razão de suas freqüentes discussões com o enteado Théo e até mesmo com a própria filha, Arlete.

Valentine pensava que a verdade sobre as jóias estava muito bem guardada até perceber a desconfiança de seu enteado. A viúva se sentiu realmente ameaçada ao descobrir que sua serviçal estava mantendo relações mais intimas com Théo. Influenciada pelo jovem a empregada conseguiu roubar um anel de esmeraldas de sua patroa, que serviria de prova da existência das jóias. Levada pela cobiça, com medo de ter que dividir sua pequena fortuna com o filho mais velho de seu marido, Valentine resolveu acabar com a vida de Rose. Aproveitando-se do fato que a jovem era hipocondríaca e também que naquele dia a casa estava cheia já que era seu aniversário, Valentine deixou de tomar seu remédio para dormir, dando a desculpa de que este estava muito amargo. A curiosidade fez com que Rose ingerisse o remédio que havia sido batizado com arsênico.

A fim de acabar com todas as testemunhas da existência das jóias, Valentine ligou para o enteado, e marcou um encontro a noite em sua casa. A velha senhora apenas não contava com a desconfiança de Théo Besson. Pressentindo a armadilha preparada pela madrasta, Théo convenceu o irmão mais velho de Rose, Henry Trochu, de que sua madrasta era a responsável pela morte da irmã. Consumido pela raiva, Henry tentou invadir a casa dos Besson. Presumindo que quem havia chego era na verdade seu enteado, Valentine atirou com a arma de seu marido contra a porta. Depois do tiro, o único barulho que se ouviu foi à queda do corpo do primogênito da família Trochu.

Apesar das perdas irreversíveis, ficou clara a competência do Comissário Jules Maigret, conhecido em todo o país por suas soluções infalíveis até para os crimes que parecem perfeitos. O desfecho para essa história chocou toda a cidade, ainda é muito difícil acreditar que a vida de dois jovens terminou tão depressa quanto as férias de verão.

*********

Não posso esquecer de falar na música lá de cima. É de um músico chamado Devendra Banhart. E só para título de curiosidade: quando ele começa a citar possíveis enredos de história (Mount Sinnai and the Wolfman, Katmandu, and Honest Abe) o "Abe Honesto" em questão é um apelido usado para designar o ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Viu só, April Fool também é cultura hehehe.

I guess I'll see you later...

1 Comments:

At 1:53 PM, Anonymous Anônimo said...

Ainda sobre o post passado.

Nada é tão sexy quanto a voz do Galvão Bueno. Eu gostaria de ser mulher durante uns minutos, só pra tomar um café da manhã com ele de roupão e ouvir aquela voz aveludada pedindo a manteiga!

 

Postar um comentário

<< Home